Ceia de natal reúne população em situação de rua e pessoas assistidas por programas sociais da Prefeitura de Salvador

Fotos: Otávio Santos/Secom PMS/

Resgatar a esperança e proporcionar o desenvolvimento de novos vínculos interpessoais e familiares durante os festejos natalinos. Com este intuito, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), realizou, na noite da terça-feira (17), pelo segundo ano consecutivo, a ceia de Natal para 150 pessoas em situação de rua e assistidos das Unidades de Acolhimentos Institucionais (UAIs).

O evento aconteceu na sede da pasta, localizada no Comércio. Cardápio típico, música ao vivo, presença do Papai Noel e distribuição de presentes deram a tônica da festa. Conforme o titular da Sempre, Júnior Magalhães, ficou comprovado que o amor ao próximo é compartilhado por meio de gestos de solidariedade, e pode transformar vidas.

“A transformação não ocorre apenas através de unidades de acolhimento, refeições gratuitas, garantia de moradia, cursos de qualificação, emprego formal, enfim políticas públicas para que retomem suas vidas, mas também objetivando oportunizar o resgate da autoestima desse público, que muitas vezes é invisível aos olhos da sociedade, mas não para a nossa gestão”, frisou o secretário.

Ele ressaltou o quanto se emocionou em ver toda a alegria dos que lá estavam, incluindo as 50 pessoas em situação de rua que passaram pelo programa Vida Nova Empregabilidade. Hoje, empregadas com carteira assinada, estavam apoiando o evento, enquanto servidores da Sempre.

Mudança de vida – Acompanhada de três dos cinco filhos que estão sob sua guarda, Taís Santos, 29 anos, não negou a felicidade de passar o primeiro Natal neste clima, ao lado dos seus pequenos, o mais novo com um mês. “Estou gostando muito, me sentindo acolhida entre os amigos que fiz após sair das ruas e ir para o Lar Pérolas de Cristo. Meu primeiro ano dessa maneira não porque não tenho família, mas que nunca foi presente”, relatou, ao expressar gratidão.

Taís pontuou que foi parar nas ruas com cinco meses de gestação, após sofrer violência doméstica por parte do ex-esposo. “Posso dizer que minha vida foi salva”, reiterou.

Assim como ela, o paulista José Antônio Eugênio, 61 anos, que parou em Salvador em busca de um amor e nunca se imaginou estar em situação de rua. “A ceia está sendo muito boa e a forma como estou sendo recebido na unidade de Paripe também. Se me perguntarem de zero a 10 que nota eu atribuo ao tratamento que estou recebendo, com certeza é 10. Agora estou me reestruturando para retornar para a minha cidade ou me estabelecer aqui, envelhecer aqui”, relatou.

Políticas públicas – Dentre as políticas públicas promovidas pela Sempre para as pessoas em situação de vulnerabilidade social estão a construção de oito Restaurantes Populares Vida Nova em 2024 que, com os dois já existentes, eleva o número de refeições gratuitas servidas diariamente de 900 para 4,4 mil.

Também foi iniciado o programa Vida Nova Empregabilidade, iniciativa inovadora dedicada a transformar vidas ao oferecer oportunidades de emprego para pessoas em situação de rua. Além de emprego formal, os participantes são contemplados com aluguel social pago mensalmente, além de apoio financeiro para compra de móveis e eletrodomésticos, acompanhamento socioemocional, capacitação profissional e incentivo à educação.

Já a Abordagem Social constitui-se em um processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social. As equipes atuam em pontos da cidade onde há maior concentração de pessoas em situação de rua.

Texto: Ascom/Sempre

Postagens Relacionadas

Leave a Comment